16 de fevereiro de 2013

Via Sacra

 
Os seminaristas ao longo deste tempo favorável da Quaresma iniciam exercícios espirituais que os ajudam a bem viver este tempo de preparação rumo a páscoa da Ressurreição. Na tarde de sexta feira juntamente com os padres Robson e Alcides, os seminaristas rezaram os ultimos passos de Jesus, passos de Salvação, passos de dor, passor de amor, passos que faz com que todos nós possamos participar deste momento único para toda a cristandade.
 
Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.
 
*Fonte Wikepédia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.