17 de fevereiro de 2013

Primeiro Domingo da Quaresma - Tempo de Escuta



Primeiro Domingo da Quaresma| Fevereiro de 2013
Tempo de Escuta

            Caros irmãos e irmãs em Cristo!

            Gostaria de iniciar esta nossa reflexão quaresmal com o seguinte pensamento de São Bento, o pai dos monges, que vai dizer no inicio do prólogo na Regra Beneditina: “Escuta ó filho os preceitos do Mestre e inclina os ouvidos do teu coração”.

            Tempo quaresmal, tempo de escuta, tempo de penitência e renúncia, e isso a sagrada liturgia vem nos mostrar claramente.

            A primeira leitura, tirada do livro do deuteronômio, nos diz que: “Clamamos, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e nossa angústia”.(Dt 26, 7). Sendo assim, podemos dizer que o Senhor é compassivo para com os nossos sofrimentos e nos ouve cotidianamente e “Ao invoca-me hei de ouvi-lo e atende-lo”. (Sl 90), mas preferimos, muita das vezes, ouvir ao inimigo aterrador, do que ouvir ao Bom
Pastor que, “por meio da palavra está perto de nós, em nossos lábios e nossos corações”. (Cf. Rm 10, 8).

            O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, vai nos dizer que: “Todo aquele que crer, não ficará confundido”. (Rm 10, 11) e é incrível como, por bobeira, nos perdemos em pensamentos, palavras, atos e omissões, mas o tempo quaresmal nos proporciona e nos convida à uma mudança particular de vida, e a nós só cabe escutar, conhecer, amar e proclamar.

            No Santo Evangelho, narrado por Lucas, vemos que Jesus Cristo, como nós, vivenciou a quaresma no mais intimo e profundo do seu ser e neste tempo de provações, ouviu o clamor do Deus Altíssimo, e silenciando-se, foi também tentado pelo demônio, mas mesmo assim, não se rendeu aos desejos carnais, sim, Ele era homem em tudo, exceto no pecado.

            Por isso, nós devemos periodicamente e, principalmente neste tempo penitencial, mas também de espera e escuta, reavaliarmo-nos e escutarmos a voz deste Deus que nos chama, pelo nome, à conversão.

            “Não temas o Senhor teu Deus” (Cf. Lc 4, 12), mas ouça o que Ele tem a te dizer, pois o Mestre quer a tua salvação. Agradeça ao Senhor Deus por este dom e este chamado que Ele nos faz sempre: “Quariete primum regnum Dei”.
 
 
Fartura, 17 de Fevereiro de 2013, Ano da Fé.















Sem. Luiz Fernando do Amaral Neves                         Sem. Maycon Vinicius Costa da Silva
Facebook                                                                                                           Facebook
                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.