7 de fevereiro de 2013

Missa de Abertura


Hoje dia em que a família Teatina faz memória ao seu pai fundador São Caetano, a comunidade religiosa São Pio X, se reuniu para celebrar a Missa de Abertura e inicio das atividades formativas. Presidiu a Santa Missa o padre Reitor e prepósito Local de Fartura, Pe. Osman e co-celebraram os padres Robson, João Marcos, José Sérgio, Nailton. A comunidade preparou uma missa festiva para transmitir a alegria contida em cada coração, teve todo um significado especial com a presença de outros irmãos seminaristas, os noviços e um postulante além de leigos que fazem parte da equipe formativa. 
Em sua homília o padre Osman destacou a importância de "Levar somente o necessário" com base no evangelho proclamado. Ele iniciou dando as boas vindas a todos e dizendo da alegria com que a Ordem dos Clérigos Regulares olha para cada um, tendo um sentimento de esperança e continuidade no carisma teatino. Mas alertou que para estar no seminário é preciso estar de maneira total e a cada dia se empenhar em responder ao chamado do Bom Pastor.
Desejou também que esse ano seja um ano marcante na vida de cada um, sendo um momento de purificação e fortalecimento para as próximas etapas. E a partir disso lembra que cada um é responsável pela sua vocação, todos devem assumir o protagonismo e zelar durante todo o caminho a ser percorrido.
A formação não esta para punir e reprimir e sim para orientar e ajudar a cada um a crescer e assumir a missão dada por Jesus. E a primeira coisa para que cada um cresça no seminário é buscar o que é necessário e abrir mão de tudo que atrapalha, que nos aprisiona e que nos afasta de Deus. É preciso além de tudo estar disposto a viver a vida que Deus nos chama, e isso vale também para os padres, pois mesmo depois da ordenação, todos deve a cada dia se dedicar ainda mais para viver a fidelidade no sacerdócio. 
Esse ano temos um grupo grande e louvamos a Deus por essa graça, mas não podemos nos deixar desanimar, os primeiros dias são maravilhosos e cheios de novidades boas ou ruins, mas é importante que cada um se sinta em casa e se alegre para que assim possa dar um testemunho vivo da graça de servir a Deus. 
No evangelho ouvimos que Jesus envia os discípulos, a mesma missão que o Pai o confiou e por isso precisamos estar preparados para que possamos ir e anunciar a Salvação e conversão dos pecados. Mas para que isso se realize precisamos abrir o nosso coração e deixar que o Espirito Santo de Deus nos transforme e nos faça homens restaurados. 
Nesta caminhada sejamos honestos e assumamos para nossa vida a vontade de Deus, e não carreguemos conosco os vícios adquiridos ao longo da vida, estejamos dispostos a caminhar com as virtudes e viver a graça de Deus. 
O seminário é tempo de formação e transformação "Sandálias nos pés, cinto na cintura, poe-se de pé e proclame a paz do Senhor aonde for enviado.

Com essas palavras o Pe. Osman acolheu os novos aspirantes entregando a cada um o regulamento interno a ser vivido no Seminário São Pio X durante o ano de 2013. 

Veja as fotos Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.