Nossa História



Jubileu de Ouro do Seminário São Pio X da Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano de Thiene- Província Paulo VI

Conduzidos pela Providência Divina e imbuídos do espírito missionário conforme o mandato de Jesus Cristo: "Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt. 28, 19-20); os Padres Teatinos iniciaram os seus trabalhos apostólicos no Brasil no dia 1.° de julho de 1951 na cidade de Fartura, estado de São Paulo.
Sentindo a grandiosidade da "messe", e que Deus muito poderia fazer por meio deles, no campo fértil da terra brasileira, um povo com tradição histórica marcada pelo cristianismo e com muita "fome de Deus", perceberam a necessidade de muitos "operários", jovens que a exemplo de São Caetano, se despojassem de todas as coisas, renunciassem a si mesmos e se entregassem inteiramente ao serviço da palavra, anunciando o Cristo Ressuscitado, estabelecendo o Reino de Deus entre os homens: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais vos será dado em acréscimo." (Mt. 6,33).
Como não pudessem permanecer sempre dependentes da vinda Padres Teatinos da Província Italiana, impelidos pelo Espírito Santo e incentivados por muitos inclusive por D. Henrique Goland Trindade, então Bispo de Botucatu, os Padres Teatinos do Brasil: Pe. Francisco de Lucia e Pe. Salvador Badame começaram a preparar a fundação do primeiro Seminário Teatino na América Latina.
Com a chegada do Pe. Gabriel Dárida e Pe. João Ferretti, em 26 de agosto de 1960, vindos da Itália exclusivamente para esta finalidade, concretizou-se o sonho dos Padres Teatinos que aqui estavam, descortinando-se um horizonte de muita esperança e consolidação da Missão Teatina no Brasil. Dedicaram o Seminário Teatino ao Papa São Pio X, em reconhecimento ao mesmo por ter sido o o Restaurador da Ordem.
Assim sendo, no dia 20 de fevereiro de 1961, nas dependências do Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Fartura, iniciava o Seminário Teatino São Pio X, com quatorze alunos, na certeza de que a Providência Divina iria propiciar o florescimento de tal obra.
De fato foi o que sucedeu nos anos seguintes. A Providência Divina se mostrou pródiga através da generosidade do povo farturense, que consciente da importância do seminário como solidificação da Ordem Teatina no Brasil, e consciente de estar colaborando diretamente para o crescimento da Igreja, formando futuros anunciadores do Reino, não poupou esforços em benefício da obra: professores se prontificaram a lecionar gratuitamente, foram feitas doações de terrenos e todos de um modo ou de outro favoreceram ao Seminário e à construção do seu prédio.
No dia 25 de março de 1963, com a participação de grande multidão, procedia-se a benção da "pedra fundamental" do prédio. Presidia à cerimônia o então Delegado Provincial dos Padres Teatinos no Brasil, Pe. Francisco De Lucia, assistido pelo Vigário de Fartura na ocasião, Pe. Salvador Badame e pelos padres Gabriel Dárida e João Ferretti, responsáveis pelo Seminário.
A inauguração do prédio se deu no dia 25 de março de 1965, passando os seminaristas a ocuparem a nova instalação, embora ainda não concluída, mas em condições de acolhe-los e propiciar-lhes um melhor ambiente formativo. 
Logo ao nascer, o Seminário enfrentou a crise que fechou muitos seminários pelo mundo, após o Concilio Vaticano II, mas graças a Deus e à dedicação dos Padres Teatinos sobreviveu e apesar dos pesares, crescendo sempre, tornando-se hoje um esteio da Esperança da Ordem Teatina no Brasil e no mundo.
Houve muitas transformações, pois o próprio foi enraizado justamente no momento em que tudo mudava, mas mudou dentro dos critérios da Igreja, que procura se adaptar ao tempo e à cultura em que está inserida, para melhor anunciar a verdade de Jesus Cristo. Assim o seminário evoluiu pelo caminho certo, passando de um regime interno conforme o ideal tridentino. para um regime aberto, propiciando aos seminaristas estarem inseridos na realidade em que vivem, conforme o próprio Cristo pedia ao Pai:"Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserve do mal." (Jo. 17,15).
Passaram-se 50 anos dificílimos e hoje o Seminário ja esta todo construido, conta com vários padres que trabalham nas diversas pastorais nas paroquias da região, e de 16 seminaristas das diversas regiões do Brasil, que estão discernindo o chamado de Deus para as suas vidas.
Atualmente três seminaristas frequentam as aulas na rede de educação do município de Fartura, tendo no seminário a orientação necessária para o desenvolvimento psíquico, intelectual, espiritual e comunitário, dois seminaristas com a graduação em Filosofia e um com a graduação incompleta de Teologia.
A vida do seminário está centrada na vivência religiosa, que deve constituir a maior motivação daqueles que almejam o ideal sacerdotal, pois para agir em nome de Cristo, exige-se íntima união com Ele. Mas como expressão desta comunhão, vive-se no seminário a alegria, o entusiasmo e a vibração de uma vida de comunidade, onde todos procuram manifestar sua responsabilidade em atender ao chamado de Cristo, para serem dignos da escolha.
Em tudo deve transparecer a busca de tão sublime ideal: na oração, no estudo, no trabalho e na recreação. O Seminário visa dar todas as condições para isso, propiciando aos seminaristas um crescimento contínuo, para que conscientes e maduros possam assumir com convicção e decisão o ideal abraçado.
Caminhando assim, com a Luz do Espírito Santo, com a proteção de Maria Santíssima, do nosso Pai São Caetano, do nosso patrono São Pio X, e com as orações do povo de Deus, conseguiremos ser os sacerdotes que Cristo quer e a Igreja necessita. 
E que Deus em sua infinita misericórdia, possa dar o descanso eterno a todos os padres que aqui passaram e que restitua o centuplo a todas as pessoas que um dia contribuiu e contribuem   para a edificação desse seminário. Em especial os agradecimentos aos atuais benfeitores, colaboradores e padres formadores do Seminário São Pio X da Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano de Thiene da Província São Pio X do Brasil.

Fonte: Arquivo do Seminário
Colaboração textual: Sem. Juliano Teobaldo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.