20 de abril de 2013

50º Dia de Oração pelas Vocações



A Igreja Católica vai celebrar este domingo o 50.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, marcado pelos apelos à entrega incondicional a Deus da vontade própria, oração, fé e esperança deixados por Bento XVI.
"Segui-Lo [Cristo] significa entranhar a própria vontade na vontade de Jesus, dar-Lhe verdadeiramente a precedência, antepô-Lo a tudo o que faz parte da nossa vida: família, trabalho, interesses pessoais, nós mesmos", salientava o agora Papa emérito, num texto intitulado 'As vocações sinal da esperança fundada na fé', escrito para esta celebração.
Encontrar o "lugar privilegiado" onde a vida é "livre e plena" implica viver com Cristo "em profunda intimidade", entrar em "comunhão" com Deus e," consequentemente, com os irmãos e irmãs", observa a mensagem, vincando que para responder ao "convite" de Jesus "é preciso deixar de escolher por si mesmo o próprio caminho".
"As vocações sacerdotais e religiosas nascem da experiência do encontro pessoal com Cristo, do diálogo sincero e familiar com Ele, para entrar na sua vontade", pelo que "é necessário crescer na experiência de fé, entendida como profunda relação com Jesus, como escuta interior da sua voz ", pode ler-se.
Para Bento XVI este percurso vocacional "é possível" nas comunidades "que vivem uma intensa atmosfera de fé, um generoso testemunho de adesão ao Evangelho" e "uma paixão missionária que induza a pessoa à doação total de si mesma pelo Reino de Deus".
A mensagem sublinha que o discernimento para a vida consagrada deve ser alimentado pela "receção dos sacramentos, especialmente a Eucaristia, e por uma fervorosa vida de oração" não só pessoal mas também guiada por textos da Igreja, como os da liturgia ou da autoria de santos.
"A oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida consagrada, que sejam sinais de esperança para o mundo", aponta o texto.
O documento lembra que o "testemunho" da fé de padres pode transmitir, "em particular às novas gerações, o ardente desejo de responder generosa e prontamente a Cristo".
Bento XVI deseja que "os jovens, no meio de tantas propostas superficiais e efémeras, saibam cultivar a atração pelos valores, as metas altas, as opções radicais por um serviço aos outros seguindo os passos de Jesus".
O texto realça que o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, instituído pelo Papa Paulo VI durante o Concílio Vaticano II (1962-1962), "tem favorecido fortemente o empenho por se consolidar sempre mais, no centro da espiritualidade, da ação pastoral e da oração dos fiéis, a importância das vocações para o sacerdócio e a vida consagrada".


RJM/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.