7 de abril de 2013

2º Domingo da Páscoa - Festa da Misericórida


Todos os anos, celebramos a Páscoa, a cada ano uma nova experiência e o encontro dos primeiros discípulos com o RESSUSCITADO: João narra em seu evangelho que ele vira aparecer no meio deles, no cenáculo, na noite do dia da Ressureição, “o primeiro da semana”, e depois “oito dias depois”... (Jo 20, 19-26). Aquele dia chamado depois de “Domingo”, o grande “Dia do Senhor”, é o dia donde a assembleia se reúne para fazer seu culto próprio, assim sendo a Eucaristia, culto novo desde aquele dia. Assim a celebração do Dia do senhor é uma prova mais que forte da ressureição de Nosso Senhor.
Reproduzo, com breves comentários, alguns trechos da homilia do Santo Padre (P.P BENTO XVI) na ocasião. “Antes de pronunciar estas palavras, - Jo 20,21 - Jesus mostra as mãos e o lado. Isto é, indica as feridas da Paixão, sobretudo a chaga do coração, fonte onde nasce a grande onda de misericórdia que inunda a humanidade. Daquele Coração a Irmã Faustina, a Bem-aventurada a quem de agora em diante chamaremos Santa, verá partir dois fachos de luz que iluminam o mundo”.  "Os dois raios, explicou-lhe certa vez o próprio Jesus, representam o sangue e a água”.

Essa ocasião que não foi escolhida, mas sim foi a possível para marcarmos essa comunhão com Cristo, é também um sinal de Deus para mim: escrever levando a misericórdia a todos, lembrando-se da vida nova que nos vem pelo Batismo e pela confissão, além de ter certeza de que o Senhor nos faz novos com a sua misericórdia. 

Crendo que está muito longe do verdadeiro sentido da misericórdia a ideia falsa que isso tornaria as pessoas ainda mais fracas e continuariam no erro. É muito mais difícil, digo, é impossível perdoar – é muito mais fácil deixar correr o ódio e a vingança que saem quase espontaneamente dos corações machucados. O Cristão é chamado a ser sinal da misericórdia e perdão, sem ser conivente com o pecado e o erro.

Que neste Domingo acolhamos o dom da paz que nos oferece Jesus ressuscitado deixemos que nosso coração vos encha de tamanha misericórdia... Dessa maneira, com a força do Espirito Santo, que o Espírito que ressuscitou Cristo dos mortos, também nós possamos estender aos outros estes maravilhosos dons pascais. Que nos tenha Maria Santíssima, Mãe da Misericórdia.

Por Sem. Ronivam 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.