Nosso Carisma

Tornar presente hoje a maneira de viver segundo o livro do Atos dos Apóstolos; vivendo em comum e do comum.

Missão

Estar sempre reformando a Igreja através da reforma de nossas ações, tornando-se luz e exemplo de vida religiosa e sacerdotal. Qualquer tarefa ou ministério em busca do Reino de Deus são tarefas e ministérios do Teatino. O amor é a motivação e razão de todas as nossas ações.

Lema

Inspirados no Evangelho de Mateus que retrata a ação providente de Deus na história, nosso lema é: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça e todo o mais virá por acréscimo (Mt 6, 33).

Teatino-Traços Característicos

A cruz como escudo

O verdadeiro amor leva à doação total. O seguimento verdadeiro de Cristo pelo caminho da entrega total requer que o Teatino assuma o lugar de Cristo na cruz.

Confiança na Providência Divina

É certeza de que o Reino de Deus vai acontecer. Nossa ação torna-se providência de Deus no mundo.

Amor como regra

Onde falta o amor falta tudo. E faltar à caridade é faltar contra Deus e seu Projeto.

Deus está nos que sofrem

É no serviço aos mais necessitados que seguimos autenticamente a mensagem evangélica.

Vida Comum

Vivemos em comum, do comum e pelo comum. Procuramos, assim, resgatar a forma de vida dos primeiros cristãos (cf. Atos).

O Combate Espiritual

É o livro de espiritualidade teatina. Propõe uma constante caminhada em busca de superar suas dificuldades para chegar à perfeição evangélica. A Santidade conquista-se a cada dia fruto não de nossas capacidades, mas da confiança em Deus e obediência ao seu projeto.

O Reino e sua Justiça

A construção do Reino de Deus é objetivo final de todo trabalho teatino.

O que fazemos

Estamos empenhados em diversas realidades onde é necessária a vivência e testemunho do Evangelho.
Paróquias, Casa dos Menores, Rádios, Missões Populares, Pastorais Específicas, Juventude, Vocacional e Colégios.

Seminário

A vida do seminário está centrada na vivência religiosa, que deve constituir a maior motivação daqueles que almejam o ideal sacerdotal, pois para agir em nome de Cristo, exige-se íntima união com Ele. Mas como expressão desta comunhão, vive-se no seminário a alegria, o entusiasmo e a vibração de uma vida de comunidade, onde todos procuram manifestar sua responsabilidade em atender ao chamado de Cristo, para serem dignos da escolha.
Em tudo deve transparecer a busca de tão sublime ideal: na oração, no estudo, no trabalho e na recreação. O Seminário visa dar todas as condições para isso, propiciando aos seminaristas um crescimento contínuo, para que conscientes e maduros possam assumir com convicção e decisão o ideal abraçado.
Caminhando assim, com a Luz do Espírito Santo, com a proteção de Maria Santíssima, do nosso Pai São Caetano, do nosso patrono São Pio X, e com as orações do povo de Deus, conseguiremos ser os sacerdotes que Cristo quer e a Igreja necessita.