16 de agosto de 2020

9º Dia da novena de São Caetano

Tema  - Todos somos chamados à Santidade



 

“...Sede santos como o vosso Pai é santo...”

 

            Toda pessoa tem uma vocação, ou seja, um chamado. O primeiro chamado é à vida humana, onde o objetivo do ser humano é a plena realização como tal através da felicidade. O segundo “chamado” é à vocação Cristã, onde a pessoa, através do batismo, torna-se filho de Deus. Assim sendo, através da unção do Óleo do santo crisma, o cristão torna-se “Sacerdote, Profeta e Rei.” Portanto, através do batismo, o cristão torna-se “um outro Cristo”, ou seja um ungido. Na vida do cristão é a primeira consagração a Deus, à Divina Providência.  Portanto, o cristão é chamado à santidade. E, enfim, o terceiro chamado é à Vocação Específica, onde através do matrimônio, do Ordem sagrado; somos chamados à santidade

            O santo é aquele que está “separado”, ou seja, aquele que faz a diferença perante as duras realidades que nós vivemos hoje.

Neste mês recordamos, em especial, São Caetano, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, que na sua vida tornou visível o Cristo solidário com o próximo, compartilhando com ele os sofrimentos, as alegrias, os fracassos e os sucessos, a doença e a saúde, as esperanças e as duvidas, a vida e a morte. São Caetano morreu a 7 de agosto de 1547. Quando se espalhou pela cidade a noticia de sua morte, os napolitanos correram para venerar seus despojos mortais, ao mesmo tempo em que depunham as armas colocando fim aos sanguinários tumultos que há meses dilaceravam a cidade. “Morreu oferecendo-se pela paz de Nápoles.” São Caetano está sepultado, em Nápoles, na cripta da Basílica de São Paulo Maior. Sobre o seu monumento mortuário está escrito: “Aqui jaz aquele que ora pelo seu povo.”  Foi proclamado santo, em 12 de abril de 1671, pelo papa Clemente X, pelo seu destaque dos bens terrenos e o abandono confiante e filial nas mãos do Pai Celeste. É conhecido e invocado no mundo todo como “o santo da Providência.”

               

 

Refletir:

·         O que significa hoje em dia para mim: “...Sede santos como o vosso Pai é santo...”

  • Tenho buscado a perfeição e a felicidade de tantos santos e santas?
  • Ser Santo é partilhar, é doar, é se doar em favor do outro, tenho me esforçado em seguir as exigências do Evangelho?  Como?

·         O ideal da vida do cristão é ser “perfeito como o Pai do Céu é Perfeito”. Isto é um Ideal ou Utopia?

 

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.