1 de agosto de 2020

1º Dia da novena de São Caetano


1º DIA-   São Caetano e a Família.

 

Caetano Thiene nasceu em uma família de nobre e ricos. O seu pai era o Conde Gaspar Thiene e a sua mãe a Condessa Maria da Porto; os seus irmãos Batista e Alessandro. Desde os 2 anos de idade, Caetano perdeu o seu pai em uma batalha. Assim, a condessa ficou responsável pela educação dos seus filhinhos. Com certeza, foi muito difícil levar à frente a família Thiene; a condessa com grande amor a seus filhos teve que enfrentar muitos desafios, especialmente com as questões jurídicas, no entanto, a condessa enfrentou e obteve a tutela dos seus filhos.

Um trecho do livro “São Caetano: grande homem, grande santo” nos relata um pequeno diálogo entre a condessa e o juiz: “então – diz Maria da Porto – como meus filhinhos são de traços e aspectos graciosos, de índole nobre, feito sementeira da casa, possuem o bom sangue da família e são a escolhidíssima prole dos Thiene; que eu os possa educar nos bons costumes e no estudo das letras, conservando e aumentando o patrimônio que herdaram dos antepassados.”

Este relato nos mostra a súplica, a luta para obter a tutela dos filhos; e, conhecendo a integridade dos hábitos, a piedade, a religiosidade, a caridade,a prudência da condessa; desta maneira, os educou, não só na parte acadêmica, mas também na espiritualidade.

 Ora, o mês de agosto no Brasil é dedicado às famílias. Hoje em dia, a família perdeu muitos valores morais devido às influências sociais; por exemplo: a falta de amor entre os seus membros, a falta de diálogo, o dinheiro em primeiro lugar, os pais querendo comprar o amor de seus filhos através de bens materiais (internet, televisão, celular, etc), falta de compreensão, etc...

 

 

Para refletir:

·         Que será que falta na minha família?

·         Como encaramos as dificuldades familiares? As assumo ou faço de conta que “está tudo bem?”

·         Como é a relação com os demais membros da minha família: com o meu pai, com a minha mãe? Com os meus irmãos? Com o meu esposo? Com a minha esposa?

·         Luto para o bem-estar da minha família?

·         Qual é a importância de Cristo na minha família? Será que Cristo está presente ou o dinheiro está antes que Ele?

 

(pausa para a reflexão)

 

Partilha 

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano



Casa de formação São Pio X - Fartura



Casa de formação São Caetano - Guarulhos 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.