1 de agosto de 2020

3º Dia da novena de São Caetano

Tema: A Oração de São Caetano: “Renovar-Renovando-se”

 

Não se pode falar dos Clérigos Regulares, sem entender o ninho onde a preciosíssima e digníssima Ordem aninhou, e depois voou como uma grande águia: o berço desta nova criança é o Oratório do Amor Divino.

“Enquanto quase todo o mundo oficial da Cúria romana militava sob a bandeira da política; enquanto a corrupção moral e a futilidade de clero italiano, e não menos dos prelados romanos, atingiam níveis espantosos, e Leão X, sem estar atento aos sinais dos tempos, se afundava no tumulto da luxuosa vida profana e dos prazeres estéticos, em Roma, um pequeno número de homens, eclesiásticos e seculares, animados pelo Espirito Divino, e entusiasmados pela virtude e pelo saber, reuniam-se em irmandade, à qual, muito significativamente, deram o nome de Companhia do Amor Divino.”

O Oratório do Amor Divino (Societas divini Amoris) foi o berço da reforma da Igreja, uma reforma silenciosa a partir do próprio testemunho de vida, daqui que nasce o lema “Renovar-Renovando-se.” A vida do Oratório do Amor Divino era um pequeno grupo de homens, motivados pelo desejo de uma reforma em profundidade. Este pequeno grupo tinha a idéia do Amor como fundamental, era um grupo secreto, sendo assim, não se tornavam públicos nem os programas, nem os indivíduos, nem os êxitos. Não se interessava pelo número, mas sim pela qualidade; uma qualidade que era obtida por dois caminhos: a seleção e a formação. O laicato aflora como responsável por uma nova época na Igreja de Cristo.  O Oratório do Amor Divino tinha como objetivo a santificação dos seus membros através da Oração, da Eucaristia e das obras de caridade aos mais necessitados, ditada pelas necessidades de tempo e de lugar. Portanto, a oração era unida  pela ação e revigorada pela Eucaristia como alimento salutar. 

Eis o berço da nova companhia!!! Aqui foi onde Caetano lançou as primeiras sementes para a reforma da Igreja e onde amadurecia a sua vocação sacerdotal; muitos homens participavam, não só sacerdotes, mas, também, muitos leigos que queriam uma reforma!!!  Naquele contexto histórico, a Igreja não passava por bons momentos: corrupção eclesiástica, venda de indulgências, o magistério da Igreja preocupado mais com o Ter e não com o Ser. A Igreja, como corpo místico de Cristo, erra corrompida... “Em si, a Igreja é santa e sem ruga, no entanto, prostituída em seus membros.”

 

Refletir:

  • Sabemos que a Palavra Oração, vem de Orar – Ação; como anda então minha ORAÇÃO? Tenho dedicado tempo àqueles que precisam de meus ouvidos, minhas palavras, meus gestos?
  • Tenho separado em meu dia tempo para Orar? Tempo para refletir a Palavra de Deus, que está presente em cada momento do meu dia?
  • Será que hoje, deixei de prestar auxilio a alguém que precisou de mim? Deixei de rezar por alguém que pediu ou que precisa de minhas orações?

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano


Casa de formação São Pio X - Fartura SP



Casa de formação São Caetano - Guarulhos 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.