4 de agosto de 2020

5º Dia da novena de São Caetano

                                        Tema: São Caetano e a Cruz.

 

 

“...Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim...” (Mt. 10, 38).                            “...Fui crucificado com Cristo...” (Gal. 2,19).

 

“Os Clérigos Regulares nasceram como um hino desprendido da Cruz”

(Chiminelli ao Capítulo 17 de sua obra sobre São Caetano).

 

            É de suma importância a Cruz na vida de São Caetano. Depois de ter sido ordenado sacerdote, estabelecia o seu lema pessoal: “Liguei minha vida à Cruz de Cristo.”  Que programa de vida e que lema tão bonito e tão belo!!! Uma pessoa querendo se colocar no lugar de Cristo Crucificado!!! A Cruz que é “a maior loucura de Amor” aos nossos irmãos; símbolo de sacrifício, de entrega total, de despojamento para servir por amor, e um Amor sincero, e, não um Amor “da boca para fora” A Cruz sintetiza o programa de ação dos primeiros grupos de Teatinos. Pregar a palavra de Deus é o mesmo que pregar a Cruz; rezar eqüivale a rezar diante da Cruz; o viver  cristãmente é equivalente a viver pregados na Cruz. A Cruz, além de ser a síntese do programa de uma vida apostólica, é símbolo da Confiança na Providência: todo recurso é esperado do Pai do céu.

            “Não existem dias mais solenes e significativos como o do nascimento de nossa Companhia. A decisão de fundá-la foi tomada na festa da Invenção da Cruz, e procurou-se fazer coincidir sua feliz realização com o dia da gloriosa Exaltação da Cruz. A Cruz acolheu em seu regaço a nossa companhia apenas nascida. E era justo que nascesse em tão gloriosa data uma companhia que professava uma pobreza tão absoluta como a de Cristo na Cruz, que pregava a mortificação da Cruz, e que parecia tornar a descobrir e a exaltar a Cruz, a reinstaurar a austera forma de vida apostólica em uma nova família clerical...”     

 

Para refletir:

·         Será que sou capaz de ter a coragem de “ligar a minha vida à Cruz de Cristo” como fez São Caetano? Qual é a importância da Cruz na minha vida, na minha família? Assumo as minhas cruzes? Quais são as minhas Cruzes? Estou disposto a me sacrificar pelo meu irmão assim como o fez o próprio Cristo, entregando-se e abraçando a Cruz?

·         Perante os problemas atuais da nossa sociedade, como ajudo aos meus irmãos a levarem as suas próprias cruzes? Ou será que eu também crucifico aos meus irmãos: que moram nas ruas, aos que são dependentes químicos, às prostitutas, enfim, aos marginalizados?

(pausa para a reflexão)

Partilha 

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.