4 de agosto de 2020

6º Dia da novena de São Caetano

                                              Tema: São Caetano e a Eucaristia.

 

“...Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu aos discípulos, e disse: “Tomem e comam, isto é o meu corpo.” Em seguida, tomou um cálice, agradeceu, e deu a eles dizendo: “bebam dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados. Eu lhes digo: de hoje em diante não beberei desse fruto da videira, até que o dia em que, como vocês, beberei o vinho novo no reino de meu Pai...”  (Mt. 26, 26-29)

Para São Caetano a Eucaristia é a fonte de piedade cristã e sacerdotal, foi o centro da sua vida: “Cristo Eucarístico”.

            A eucaristia foi o sol que iluminou toda a sua vida. Numa carta a sua sobrinha Elisabete Porto, Caetano dizia: “Cristo se fez alimento, ó infeliz cristão que não conhece este dom! Podemos receber Cristo filho de Maria Virgem e não o queremos; ai, porém, daquele que não se preocupa em recebê-lo.”

            Alimentar-se de Cristo para ser transformado nele: “não tome Jesus Cristo para que Ele faça o que você quer, mas quero que você dê a Ele e Ele tome você afim de que Deus faça a você aquilo que Ele quer.” (Veneza, 10 de julho de 1522)

            O desejo ardente do seu ministério que era aquele de ver a vida cristã nutrida e sustentada pela Eucaristia para que se tornasse fonte de amor, de doação e de obras de caridade, o fazia exclamar:

            “Não serei nunca contente até que não vejo os cristãos irem como famintos ao sacerdote para alimentar-se da Eucaristia com alegria.” (a Paulo Giustiniani, Veneza, 01 de janeiro de 1523).

            São Caetano soube amar a Jesus Cristo na Eucaristia, que ele celebrava sozinho no seu quarto e contemplava o Cristo “Pão vivo descido dos céus”, alimento por excelência para lutar pela reforma.

 

Para refletir:

·         Qual é a importância da Eucaristia na minha vida?

·         Será que é a fonte da minha vida?

(pausa para a reflexão)

 

Partilha 

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.