16 de agosto de 2020

8º Dia da novena de São Caetano

 Tema -  São Caetano: Pai da Providência e Advogado dos Pobres.



 

            O povo conhece a São Caetano como o “Pai da Providência.” Colocar a palavra Providência é fazer memória de São Caetano. Sua vida é de absoluta e total abandono nas mãos da Providência.  

            Falar da providência é falar de confiança e pobreza. Não qualquer pobreza, senão de uma pobreza assumida como alternativa e opção radical pelo Evangelho – Boa Noticia. Nos pobres realiza-se o milagre da Providência. Só aqueles que têm as mãos vazias podem ver-se cheias. As credenciais da providência as têm unicamente os pobres.

            Para sermos verdadeiramente crentes necessita-se ser pobres. O Evangelho é o anúncio de salvação para os pobres.  Felizes os pobres porque deles é o Reino dos Céus!!! 

            Isto o entendeu à perfeição São Caetano. A pobreza de Caetano é uma pobreza eclesial.  São Caetano não se fez pobre para ser unicamente pobre. Fez-se para buscar ante tudo e sobre tudo o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt. 6, 33). São Caetano se fez pobre porque entendeu o Evangelho: que Deus é Pai. O cristão tem riqueza extraordinária: o Pai, nosso Pai. Se realmente se acreditasse que Deus é o nosso Pai não haveria de preocupar-se por nada. São Caetano entendeu, como poucos – naquele 1500, em uma Igreja rica e de poder, de prestígio e de privilégios – que nas mãos de Deus só acampam os pobres. Os planos de Deus, as coisas de Deus tem sido levadas a cabo pelos pobres de Deus. O rico põe entre parênteses ao próprio Deus. Faz do dinheiro a sua Providência.

            São Caetano era um rico que se fez pobre de Deus para ver a maneira de reformar a Igreja. A Igreja tem que ser reformada permanentemente.  São Caetano entrou na história porque a reformou desde sua fé na Providência.  

            João Paulo II fala da radical atualidade de São Caetano, referindo-se à “teologia do serviço”, e o serviço preferencial pelos pobres. Com que delicadeza e com que veneração amou São Caetano os pobres!!! E copiou deles o “Não Ter, o não possuir”. O que importa e interessa é o ser. Ser filhos, ser irmãos. Só quando se sabe que somos filhos cremos em um Deus Pai. A devoção a São Caetano tem que nos levar a crer na Divina Providência.

             

Para refletir:

 

·         Será que confio nas mãos Providentes do Pai?

·         Qual é a importância da Confiança na Divina Providência?

·         Qual é o significado de ser pobre, para mim e como imito a pobreza de São Caetano?

 

 

Após a reflexão rezar: 1 Pai Nosso, 3 Ave-Maria, Ladainha e a Oração de São Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.