14 de junho de 2017

Pentecostes explosão de alegria, Fidelidade de Cristo e esperança para o mundo



As experiências pós-pascais que os primeiros discípulos fizeram os levaram ao encontro com o Senhor Ressuscitado. Os sinais de ressurreição eram muitos claros e evidenciavam-se nos gestos e atitudes dos apóstolos. Jesus promete e envia o consolador – o Espírito Santo o paráclito. O Espírito é “Senhor que dá a vida e procede do Pai e do filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas”.
Embora os discípulos tenham sido os privilegiados em estar com o Ressuscitado, ainda lhe faltava o entendimento. O consolador é aquele que faz compreender tudo, porque este vem da mesma essência de Deus. Este espírito é o mesmo presente na história e na criação. O Espírito é que dá ânimo e os prepara para a missão. Jesus em seu discurso de despedida no evangelho de João diz: “quando eu partir vós ficareis tristes, mas o mundo se alegrará.”
            A Missão de Cristo havia se encerrado de modo temporal ali. Desde modo, caberia aos seus discípulos anunciar e comunicar esse Deus revelado na historia por meio de seu Espírito. E isto se dá de modo pleno pela graça que é derramada em seus corações... “No primeiro dia da semana os discípulos estavam reunidos no mesmo lugar e eis que veio sobre o eles o Espírito Santo como línguas de fogo pousou sobre cada um deles.”
Essa manifestação enche o coração dos seguidores de plena alegria – uma alegria que não fica apenas entre eles, mas que se dissipa por todas as nações no tempo e na historia. Ele é o Espírito da alegria... Espírito de sabedoria e de entendimento de conselho e de fortaleza, e, espírito de ciência e de piedade e de temor de Deus. Ele é o Paráclito aquele que está ao nosso lado... Ele é o nosso advogado e quem conduz a Igreja de Cristo.
Celebrar pentecostes é antes de tudo celebrar a alegria. Trata-se da fidelidade de Cristo que derrama o Espírito e se torna esperança para o mundo. Hoje a comunidade cristã é convidada a experiênciar esse evento. O mesmo Espírito continua derramando em nós seus dons, carismas e virtudes salutares. O mesmo espírito nos lança para o anúncio e a missão. O mesmo que enche os nossos corações numa explosão de alegria... 
                         

              Ir. Washington Vieira , CR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.