8 de maio de 2013

NOSSA SENHORA DA PUREZA


Santa Maria, Mãe da Pureza - Padroeira dos Clérigos Regulares Teatinos
08 de Maio


Entre todas as mulheres de todos os tempos e de todos os lugares, Deus escolheu Maria para ser sua mãe. Esta glória fez Maria cantar perante Santa Isabel: Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta em Deus meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo... (Lc. 1, 42 ss.) 

O Magnificat é o canto da glória de Maria, por ter sido a eleita de Deus. Em sua qualidade de Mãe, tem a Virgem um certo direito singular a todos os dons de seu Filho afirmam os santos e teólogos. 

Todas as criaturas revelam Deus de algum modo, são como espelhos da divindade. Alguém já disse que Deus não fala, mas tudo nos fala de Deus. Maria é um espelho especialíssimo de Deus, diz São Tomás de Aquino. Os outros santos, diz ele, são exemplos de virtudes particulares: um foi humilde, outro foi casto, outro misericordioso, e assim nos são mostrados como exemplos de uma virtude. Mas a bem-aventurada Virgem é exemplo de todas as virtudes . É por isso que a Ladainha lhe chama de Espelho da Justiça .O esplêndido quadro pintado por Luís Morales, dito o divino, com simplicidade de traços e de profundo gosto de artista, era venerado na capela particular da nobre família Bernardo-Mendonza de Nápoles.
O teatino Pe. Giuseppe Caracciolo, confessor dessa família, freqüentemente orava diante essa imagem atraído pelo esplendor virginal que irradiava sobre a face de Nossa Senhora. 
Quando morreu o último herdeiro, a imagem foi entregue em sinal de reconhecimento, aos padres teatinos, e, em 7 de setembro de 1641, foi transferida solenemente à Igreja de São Paulo Maior. 
Os fiéis foram prontamente arrebatados, e por sua graciosidade e modéstia de traços a invocaram com o título de Madonna della Puritá, ou seja, Nossa Senhora da Pureza. 
Em 1647, os padres teatinos a elegeram Patrona de sua Ordem. Desde então, o culto à N. Sra. Da Pureza se estendia por toda a parte onde os teatinos fossem abrir uma casa ou reger uma Igreja. Assim é que hoje se pode venerar tal imagem em muitos lugares, sobretudo no sul da Itália. 


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA PUREZA

Oh! Minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós e, em prova de minha devoção, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meus coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como filho  muito amado vosso. AMÉM! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.