9 de março de 2013

Retiro Mensal



“...Jesus retirou-se...” (Lc. 4,1)

 No dia 04 de Março aconteceu o retiro mensal dos seminaristas da casa de formação São Pio X, sob a orientação do Pe. João Kleber da Diocese de Itapeva.
 No primeiro momento do retiro, o Pe. João fez uma reflexão acerca da passagem evangélica que diz respeito ao período no qual Jesus foi tentado no deserto por 40 dias, essa passagem norteou todo o encontro.
 Após a explicação do sentido espiritual da tentação de Jesus, o Padre fez uma ponte com a passagem do Batismo de Cristo. Ele fez uma relação entre o “ser batizado” e o “ser tentado”, isto é, a vida após o batismo recebido deve ser de verdadeiro compromisso com aquilo que foi aderido: Cristo Jesus.
 Jesus inicia sua vida pública nas águas do Jordão, ali sua identidade é manifestada através da visão do Espírito Santo e a escuta da voz de Deus por João, assim também a pessoa que é batizada “inicia” sua vida, ”nasce” das águas para Deus pertencendo, assim, ao seu povo. O pregador também ressaltou a importância do batismo na vida do cristão enquanto acontecimento primordial da vida.
 Também foram propostos vários momentos de “deserto”, momentos de reflexão íntima e de silêncio, onde a intenção era a de propiciar um experimento do período de retiro de jesus no deserto.
 O retiro quaresmal encerrou-se no final da tarde com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. João Kleber.

Sem. Pedro Gustavo Moreira

Veja as fotos CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.