3 de março de 2013

3º Domingo da Quaresma




Quaresma Tempo de Conversão

Dóceis a ação do Espírito Santo somos mergulhados no Mistério Pascal de Cristo o cume de toda celebração cristã.
Na busca do aperfeiçoamento a quaresma torna-se um tempo oportuno que nos remete à mudanças de hábitos à uma coerente vida de Fé.
A palavra que mais exprime o sentido da quaresma é a conversão trata-se do nosso êxodo espiritual. Isto é, retornar o caminho. Em grego encontramos o termo “metanóia” o qual traduzimos por retomar, convergir, voltar e ainda, refazer.
Em seu sentido  original entendemos que a quaresma enquanto tempo de meditação é um constante nos lançar ao refazer-se, implica demostramos  um apelo interior para uma nova vida pautada no amor a Deus e ao próximo.
Tempo de conversão é antes de mais nada o tempo favorável da Graça de Deus. Isto consiste em um imperativo que desmonta atitudes intimistas e antagônicas ao ideal cristão.
Deste modo,  o prefácio numero II da quaresma alerta-nos: “Para renovar, na santidade, o coração dos  nossos filhos e filhas, instituístes este tempo de Graça e  salvação, libertando-nos do egoísmo e das outras paixões desordenadas, superamos o apego as coisas da terra...” (MR).
Para mais entendemos que tempo de conversão supõe testemunhar gestos concretos de um coração transformado pela experiência com Jesus Cristo, perpassando pelo caminho da resilência da abnegação em uma perfeita ascese criando intimidade com o Senhor.


Sem. Washington Vieira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.