Texto reflexivo
Tempo da quaresma << Tempo de olhar para o próprio coração>>
Tempo da quaresma << Tempo de olhar para o próprio coração>>
Caríssimos irmãos e irmãs,
Estamos vivenciando o tempo da Quaresma, um tempo litúrgico da Igreja, que nos propõe um profundo período de reflexão, conversão e penitência. É um período muito rico, um verdadeiro tesouro de nossa Tradição.
Gostaríamos de propor uma íntima reflexão a cerca da proposta de olhar para o nosso próprio coração; o que isso significa? Significa, sobretudo, silenciarmos, não somente o exterior, mas também o mais íntimo do nosso ser. Requer um avançar para as águas mais profundas de nossa alma. São Pio de Pietrelcina nos ensina: “O santo silêncio nos permite ouvir mais claramente a voz de Deus”.
Muitas vezes, devida às tribulações diárias de nossas vidas cada vez mais apressada e estressante fechamos o nosso coração a Deus e as suas ações. Este é o tempo favorável para abrirmos nossos corações, pois como diz o beato João Paulo II: “A pior das prisões é um coração fechado”. Logo, apressemo-nos em escancarar as portas dos nossos corações a Deus e “deixe a Luz do Céu entrar...”
Ao olharmos para o nosso próprio coração nos deparamos com quem somos de verdade, não que aquilo que exteriorizamos seja falso, mas nos deparamos com nosso ser num estado mais profundo, nítido e claro. Contudo, não é fácil, nem nos olharmos de dentro pra fora nem aceitarmos as realidades, por vezes ocultadas, de nossa alma. Esse exercício de autorreflexão, conhecimento e exame de consciência é recomendado e propício nessa época de conversão.
Por isso, rezemos e peçamos a Deus que nos ajude a melhor viver esse tempo Quaresmal juntamente com o a CF 2013. Deus nos encoraja a tomarmos nossos barcos e navegarmos até o mais profundo de nosso coração, pois lá habita, em quase total silêncio, o maior “peixe” de todos, o maior tesouro: Jesus Cristo!
24 de Fevereiro de 2013, Ano da Fé, Seminário S. Pio X, Fartura SP
Sem. Pedro Gustavo Moreia Sem. Wilson Campos
ORAÇÃO
Senhor, ajudai-nos a viver
esse tempo da Quaresma
com mais comprometimento e fé.
E nos ajude a nos conhecer melhor.
Faça de nossos corações
semelhantes ao de teu Filho Amado.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.