7 de agosto de 2013

07 de Agosto, São Caetano




Grande homem grande Santo

Pe. Robson Antonio da Silva, CR

São Caetano nasceu na cidade de Vicenza (Itália), no mês de Outubro de 1480. Pertencia a uma família de nobres; o seu pai chamava-se Conde Gaspar de Thiene e a sua mãe Maria de Porto. Caetano tinha dois irmãos João Batista e Alessandro. O nome do nosso santo foi dado pelo seu pai tentando indicar um caminho a seguir, já que CAETANO significa “homem de Armas”. Na família dos Thiene no foi o único com este nome, o seu tio também se chamava Caetano Thiene que  foi um grande Teólogo na universidade de Pádua; universidade esta, que mais tarde Caetano estudara.
Um dia após o seu nascimento, Caetano foi batizado e consagrado a Nossa Senhora. 
O seu pai foi morto em uma guerra defendendo o estado; portanto, Caetano e os seus irmãos ficaram órfãos muito cedo. A sua mãe pertencia à Ordem terceira dos Dominicanos e foi a educadora e responsável por seus filhos. A sua infância aconteceu de forma tranqüila e normal como qualquer outra criança. Caetano “crescia em graça e sabedoria...”
Os arquivos históricos no falam muito da sua adolescência e juventude.
Já Caetano com vinte e dois anos de idade foi laureado em direito civil e canônico na Universidade de Pádua. Depois de laureado, Caetano e o seu irmão mudaram-se à cidade de Rampazzo onde estabeleceram um bom convívio com os camponeses desta cidade.
Caetano trabalhou na corte pontifícia como protonotário apostólico do papa Julho II e mais tarde Leão X. Caetano, vendo as corrupções eclesiásticas que naquele tempo havia, viu que a Igreja precisava de uma imediata reforma na “cabeça e nos seus membros”. A sua reforma consistia em uma reforma pessoal primeiro, para logo, a partir do seu testemunho e exemplo, reformar os outros. Caetano coloca este tipo de reforma sob o lema: “Renovar, Renovando-se”. Vendo isto, a sua vocação reafirmava-se cada vez mais em Cristo. Em 30 de Setembro de 1516 (dia de São Jerônimo) foi ordenado sacerdote. A partir daquele momento Caetano dizia: “liguei a minha Vida à Cruz de Cristo”. A sua primeira missa foi celebrada na Basílica de Santa Maria Maior (Roma) na Festa da epifania do Senhor. Na noite de Natal do ano seguinte recebeu, na mesma Basílica, uma visão referente ao mistério da Encarnação: recebeu o Menino Jesus nos braços, oferecido por Maria Santíssima. 
O nosso santo participava de um movimento chamado Oratório do Divino Amor. Este movimento era formado por leigos, sacerdotes e bispos; dedicavam-se à escuta, reflexão da Palavra de Deus e às obras de caridade. Assim, Caetano lançou a idéia de formar um grupo de “sacerdotes reformados” onde viveriam em comum, do comum e para o comum segundo as primeiras Comunidades Apostólicas. Caetano colheu uma resposta afirmativa: o padre Caetano Thiene, João Pedro Carafa (Bispo da cidade de Chiete, que mais tarde tornar-se-ia o Papa Paulo IV –Primeiro fundador de uma ordem religiosa a tornar-se Papa), o padre Paulo Consiglieri e Bonifácio D’ Colli; no dia 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz,  professavam na basílica de São Pedro os três votos substanciais da vida religiosa: Obediência, Pobreza e Castidade. Assim nasce a Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.
Os traços característicos da vida Espiritual de São Caetano são: O Abandono total nas mãos da Divina Providência (Mt. 6,24-34); a Cruz Desnuda; os Evangelhos que foram para Caetano a alma de toda reforma na Igreja, no clero e no Povo de Deus, a Eucaristia que foi o centro da sua vida e deu continuamente energia à vida cristã, sacerdotal e religiosa e Nossa Senhora.
São Caetano faleceu no dia 7 de Agosto de 1547, “oferecendo-se em holocausto pela paz de Nápoles.” Dia em que terminou a guerra naquela cidade. O seu corpo está sepultado na Basílica de São Paulo Maior (Nápoles) no pavimento de “Soccorpo” . Sobre a sua sepultura está escrito: “Aqui está aquele que muito ora pelo seu povo”.
Foi canonizado pelo papa Clemente X em 12 de abril de  1671, pelo seu destaque dos bens terrenos e o abandono confiante e filial nas mãos da Divina Providência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.