27 de agosto de 2013

Aconteceu: Visita do conselheiro provincial Padre Alcides Célio, CR

 
 Hoje, 27 de Agosto de 2013, recebemos com muita alegria o conselheiro provincial Padre Alcides Célio James da Silva, CR, que passou boa parte do dia conosco em um momento de convivência, bate-papo e atendimento espiritual. 
  Em sua conversa com o grupo, diga-se por sinal muito bem humorada, esteve relatando um pouco de sua experiencia vocacional, nos aconselhou e nos direcionou enquanto caminhada de comunidade religiosa que somos. Frisou também a espiritualidade teatina, os exemplos de são Caetano e os testemunhos de sua vida como padre.
  Ao final, Pe. Alcides se colocou a disposição para estar atendendo aqueles que quisessem estar conversando com ele. Desse forma ele encerrou esta visita canônica a nossa comunidade.
  Sendo assim, fica aqui o nosso agradecimento ao Pe. Alcides e também a todo o conselho provincial dos padres Teatinos no Brasil, pela atenção e disposição que tem nutrido a esta comunidade.

23 de agosto de 2013

21 de agosto de 2013

São Pio X, papa da Restauração


"Eis que o filho do carteira e da costureira chegou a papa e a santo"
 
  Com muita alegria celebramos hoje um dos personagens mais marcantes da história da Santa Igreja.  Após a Morte e Ressurreição de Cristo, um homem assume e recebe de suas mãos as chaves e o poder de governar sua igreja, este é São Pedro que com maestria governou durante muitos anos a Igreja.
  Passado quase dois mil anos tivemos também pontífices ilustres, determinados, capacitados tudo isto pela força do Espirito Santo. Mais um deles se destacou de forma brilhante seu pontificado em um tempo de grandes mudanças tecnológicas, este é o simples e modesto José Melquior Sarto ou Pio X.
  Após a morte de Leão XIII em 1903 é eleito um Cardeal Italiano José Sarto que adotou o nome de Pio X, na história da Igreja todos que adotaram este nome foram grandes homens de grandes mudanças, pois o ultimo que obteve este nome tinha dado o inicio ao Concilio Vaticano I.
  Seu lema de pontificado era "Restaurar as coisas em Cristo", ou seja, não começar tudo de novo mais reestruturar aquilo que mais precisava para estar mais perto dos caminhos do Cristo.
  Homem que realizou grandes mudanças importantes na Igreja construção, e na igreja povo de Deus. Foi ele que estruturou o antigo catecismo da Igreja Católica, que por sua vez só seria modificado e acrescentado algo apenas, já passado mais de 70 anos, no pontificado de João Paulo II.
  Ele que possuindo um grande respeito, e uma devoção particular a São Caetano, percebendo um quase termino dos Teatinos, resolveu fazer uma junção da Ordem dos Clérigos Regulares(Teatinos), com outras duas Ordens,  para não se perder o que por obra do Espirito Santo, suscitou em São Caetano.
  Em Pio X segui aquilo que seu lema de pontificado dizia "restaurar as coisas de Cristo", por isso para nós Teatinos, ele e invocado como restaurador, por isso em sua homenagem, o Aspirantado Teatino no Brasil, possui em sua casa este nome, São Pio X.
  Hoje é dia de festa para nós Teatinos, pois hoje é dia de nosso restaurador São Pio X.
                                                                      São Pio X
                                                                    Rogai por nós

Sem. Luiz Ricardo

19 de agosto de 2013

Segundo encontro anual da Providencia



  Realizou-se no ultimo dia 18 de Agosto, Domingo da Assunção de Nossa Senhora , o segundo encontro anual da Providencia. Desde o ano passado que a família secular teatina desta região, por iniciativa do Padre Teatino Robson Antonio da Silva, tem se encontrado para reavivar a espiritualidade e confiança na divina providência, assim como foi o nosso pai-fundador São Caetano.
  O encontro deste ano contou com a ilustre presença das famílias teatinas de Avaré, Itaí, Taguaí, Fartura e com uma belíssima novidade que foi um grupo da cidade de Guarulhos, Paróquia São Geraldo, que esteve participando conosco juntamente com o casal que coordena este movimento, Angélica e Adelmo Gueiros. Também estiveram presentes da cidade de Pirajú, o ministério que esteve animando a todos ao longo do dia.
  O momento foi todo voltado a espiritualidade Teatina que se dirige a Divina Providencia, herança herdada de nosso Pai São Caetano da Thiene, que é citado como o santo que mais pregou e viveu da Providencia de Deus. "Não é atoa que a maioria das congregações religiosas que se desenvolvem através da Providencia, o invocam como patrono", cita Pe. Robson no inicio do evento. Porém é importante ressaltar também o apreço e pedido de intercessão pela nossa querida Mãe Maria, Senhora da Providencia, a quem invocamos com grande fervor e devoção. Sobre ela também pudemos absorver aquilo que se refere na confiança no Deus providente.
  As atividades desenvolvidas foram: Palestras, adoração, momentos de louvor, refeição, convivência, etc. Sempre trazendo presente o nosso carisma, a nossa maneira teatina de viver na alegria, na fraternidade e no amor ao próximo. Cabe destacar aqui a grande ajuda que muitos paroquianos da cidade de Fartura se despuseram a dar, seja no preparo e doação dos alimentos ou na limpeza do ambiente de cozinha e refeitório. Isso sem contar os nossos queridos seminaristas que estiveram o tempo todo envolvidos nos acontecimentos do encontro, seja liturgicamente ou na organização.
  Encerramos o dia com a celebração da santa missa com a presença maxissa de fiéis que ao longo do dia foram chegando, além é claro os que já estavam desde o inicio. Assim findamos o segundo dia da Providencia, uma iniciativa que tem dado certo, e que promete continuar prosperando e crescendo com as bençãos da Divina Providencia e intercessão do nosso amado pai São Caetano.


Clique Aqui para ver todas as fotos!

16 de agosto de 2013

Conheça o Seminário São Caetano - Nosso Postulantado

O Seminário São Caetano, é a fase seguinte que os seminaristas após passarem o tempo de aspirantado no seminário São Pio X, em Fartura/SP, passam a integrar a comunidade dos seminaristas estudantes de Filosofia. E na formação religiosa é marcado pelo tempo chamado Postulantado, fica localizado na cidade de Guarulhos/SP. 
Conheça e fique por dentro das informações e novidades! 



Santa Missa Vocacional


Despertar Vocacional


10 de agosto de 2013

Combatei os bons combates


  Queridos amigos leitores, "Combatei os bons combates". Nasceu através de inspirações causadas por uma linda canção de nosso amado Padre Fábio de Melo(Viver pra mim é Cristo). Com esse mesmo tema quero compartilhar convosco esse ação e profundo combate tirado de 2 Timóteo 4,7.
  Sabemos que só se combate os que lutam, e os que lutam defendem algo. Timóteo recorda isso, que precisamos combater os males para que o bem possa prevalecer.
  Vivemos em combates no dia-a-dia. Combates fortes.               Espirituais e humanos, porém, esses duelos consistem em proporcionar vitórias e derrotas, coroas e espinhos, coragem e medo. Amigos, não é fácil lutar contra tudo isso, mas o amor de Deus nos proporcionar impulso de querer ser vencedor e  conquistar a coroa.
  Amados, devemos nos armar, contra tudo isso, para lutar, lutar destemidamente, com coragem. Aos poucos vamos entender como nos armar para combatermos os bons combates. São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!


Sem. Christian Macedo

7 de agosto de 2013

Missa em honra a São Caetano

 



  Com grande alegria esta comunidade participou no dia 07 de Agosto, juntamente com a comunidade paroquial de Fartura-SP, a missa da solenidade em louvor a São Caetano, nosso pai-fundador.
  Após os três dias do tríduo foi realizada a Santa Missa em memória deste "grande homem e grande santo," que foi presidida pelo Pároco de Fartura e reitor deste seminário, Pe. Osman Procópio da Silva, CR e co-celebrada pelo nosso ilustrissimo formador, Pe. Robson Antonio da Silva, CR e pelo eminente pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Fartura), Pe. Nailson Mangabeira, CR.
  Cada um dos seminaristas pode participar de maneira ativa no serviço litúrgico, antes, durante e após a celebração. O que aconteceu de forma alegre e bem humorada.
  Como toda a celebração foi voltada a liturgia própria do santo, ao final foi realizada a chamada benção dos pães que pode ser distribuído a todos aqueles que estiveram presente.
  Atos como estes ajudam a incutir em nós formandos teatinos, a grandeza e a importância da nossa história, carisma e identidade, dentro da Igreja e do mundo.

07 de Agosto, São Caetano




Grande homem grande Santo

Pe. Robson Antonio da Silva, CR

São Caetano nasceu na cidade de Vicenza (Itália), no mês de Outubro de 1480. Pertencia a uma família de nobres; o seu pai chamava-se Conde Gaspar de Thiene e a sua mãe Maria de Porto. Caetano tinha dois irmãos João Batista e Alessandro. O nome do nosso santo foi dado pelo seu pai tentando indicar um caminho a seguir, já que CAETANO significa “homem de Armas”. Na família dos Thiene no foi o único com este nome, o seu tio também se chamava Caetano Thiene que  foi um grande Teólogo na universidade de Pádua; universidade esta, que mais tarde Caetano estudara.
Um dia após o seu nascimento, Caetano foi batizado e consagrado a Nossa Senhora. 
O seu pai foi morto em uma guerra defendendo o estado; portanto, Caetano e os seus irmãos ficaram órfãos muito cedo. A sua mãe pertencia à Ordem terceira dos Dominicanos e foi a educadora e responsável por seus filhos. A sua infância aconteceu de forma tranqüila e normal como qualquer outra criança. Caetano “crescia em graça e sabedoria...”
Os arquivos históricos no falam muito da sua adolescência e juventude.
Já Caetano com vinte e dois anos de idade foi laureado em direito civil e canônico na Universidade de Pádua. Depois de laureado, Caetano e o seu irmão mudaram-se à cidade de Rampazzo onde estabeleceram um bom convívio com os camponeses desta cidade.
Caetano trabalhou na corte pontifícia como protonotário apostólico do papa Julho II e mais tarde Leão X. Caetano, vendo as corrupções eclesiásticas que naquele tempo havia, viu que a Igreja precisava de uma imediata reforma na “cabeça e nos seus membros”. A sua reforma consistia em uma reforma pessoal primeiro, para logo, a partir do seu testemunho e exemplo, reformar os outros. Caetano coloca este tipo de reforma sob o lema: “Renovar, Renovando-se”. Vendo isto, a sua vocação reafirmava-se cada vez mais em Cristo. Em 30 de Setembro de 1516 (dia de São Jerônimo) foi ordenado sacerdote. A partir daquele momento Caetano dizia: “liguei a minha Vida à Cruz de Cristo”. A sua primeira missa foi celebrada na Basílica de Santa Maria Maior (Roma) na Festa da epifania do Senhor. Na noite de Natal do ano seguinte recebeu, na mesma Basílica, uma visão referente ao mistério da Encarnação: recebeu o Menino Jesus nos braços, oferecido por Maria Santíssima. 
O nosso santo participava de um movimento chamado Oratório do Divino Amor. Este movimento era formado por leigos, sacerdotes e bispos; dedicavam-se à escuta, reflexão da Palavra de Deus e às obras de caridade. Assim, Caetano lançou a idéia de formar um grupo de “sacerdotes reformados” onde viveriam em comum, do comum e para o comum segundo as primeiras Comunidades Apostólicas. Caetano colheu uma resposta afirmativa: o padre Caetano Thiene, João Pedro Carafa (Bispo da cidade de Chiete, que mais tarde tornar-se-ia o Papa Paulo IV –Primeiro fundador de uma ordem religiosa a tornar-se Papa), o padre Paulo Consiglieri e Bonifácio D’ Colli; no dia 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz,  professavam na basílica de São Pedro os três votos substanciais da vida religiosa: Obediência, Pobreza e Castidade. Assim nasce a Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos.
Os traços característicos da vida Espiritual de São Caetano são: O Abandono total nas mãos da Divina Providência (Mt. 6,24-34); a Cruz Desnuda; os Evangelhos que foram para Caetano a alma de toda reforma na Igreja, no clero e no Povo de Deus, a Eucaristia que foi o centro da sua vida e deu continuamente energia à vida cristã, sacerdotal e religiosa e Nossa Senhora.
São Caetano faleceu no dia 7 de Agosto de 1547, “oferecendo-se em holocausto pela paz de Nápoles.” Dia em que terminou a guerra naquela cidade. O seu corpo está sepultado na Basílica de São Paulo Maior (Nápoles) no pavimento de “Soccorpo” . Sobre a sua sepultura está escrito: “Aqui está aquele que muito ora pelo seu povo”.
Foi canonizado pelo papa Clemente X em 12 de abril de  1671, pelo seu destaque dos bens terrenos e o abandono confiante e filial nas mãos da Divina Providência.

2 de agosto de 2013

Retorno das Férias

  No ultimo dia 01 de Agosto nós, aspirantes Teatinos, retornamos a nossa comunidade São Pio X na cidade de Fartura.
  Tivemos quase trinta dias de férias o que nos possibilitou um momento de descanso e, para alguns, convivência familiar, passeios, participação da semana missionária, Jornada Mundial da Juventude, entre outras atividades que cada seminarista pode desenvolver dentro da sua realidade.
  Iniciamos esse segundo semestre com grande expectativa e alegria, tendo como tema a passagem bíblica que diz: “Fazei tudo o que ele vos disser.” Esse é o tema proposto pela equipe formativa para que seja nossa base e objetivo nesse período de formação.

  Pois bem, “arregacemos as mangas” e “mãos a obra” pois esta na hora de um novo recomeço. Que a Divina Providência possa nos auxiliar, que nossa Mãe, Senhora da Pureza, nos proteja e que nosso pai São Caetano nos seja exemplo de vida a ser seguido neste novo tempo de convivência fraterna e formação