28 de junho de 2013

Poema: Etérea guerreira

Mulher,
Assim Deus lhe fez
Porque amando-a, quis
Que fosse feliz.
Você, na política
Na luta, no esporte, na educação;
Na arte, na mídia,
Sua vida inteira é fascinação.
Mulher, não antagonize,
Você é criada para estar
Ao lado do homem.
Se você agoniza
O mundo entra em crise.
Assuma seu posto
O seu lema é amar.
Você é mais do que um cisne
Na dança da vida.
Tem leveza pairando para sempre
No corpo e na alma.
Para o poeta, é a inspiração
Reinventa a rotina
Com garra e com raça.
E da poeira do cotidiano
Você faz a guerra,
Mas vence a batalha
Costurando, arrumando
E amando a criação.
Se o útero é seu dom
De assemelhar-se ao criador,
Exulte-o para sempre
Pois é dentro de ti
que brota a esperança.
E nos revezes da vida
Entre luzes e sombras
Você não vai naufragar.
Mulher,
Nas diversidades do mundo,
É a fênix em brasa.
Heroína que acalma,
É bálsamo na alma
Ternura e mansidão.
(Estrela do mar)

Por Cleusa de Marchi dos Reis

16 de junho de 2013

13 de Junho: Festa de Santo Antonio

 
  A nossa comunidade participou no ultimo dia 13 de junho, quinta-feira, da festa em honra a Santo Antonio na paróquia teatina de Itaí-SP. Após o almoço fomos de ônibus até a cidade e lá permanecemos durante toda tarde e um período da noite.
  O ultimo dia da festa contou com a procissão e missa celebrada às 16:00 H pelo pároco Pe. Aristeu Antonio, CR e co-celebrada pelos Padres João Marcos Boraneli, CR, vigário paroquial, Lucas Miguel, CR, Robson Antonio, CR e Jesus Angel, CR. Além de nós também estavam presentes na festividade os noviços André Machado, Edinei de Souza, Flávio Paixão e Valmir Carvalho.
  Ao término da missa ocorreu o show da banda "Cantores de Deus" que contagiou a todos que participaram com suas musicas, alegria, louvor e momentos de oração.
  Após o show tivemos um lanche e retornamos à nossa casa.
 

12 de junho de 2013

Aconteceu:Passeio da Comunidade

 


  Realizamos no ultimo dia 08 de junho o nosso passeio em comunidade.
  O destino dessa vez foi o alto da serra de Fartura. Todo o percurso foi realizado pelos seminaristas e o nosso formador Pe. Robson. Fizemos a pé um trajeto de quase 9 km de subida. 
  Iniciamos a caminhada às nove da manhã, saindo aqui do seminário, e chegamos ao nosso destino por volta dás 12:00 H. Quem nos esperava era o nosso Reitor Pe. Osman.
  Desfrutamos de um delicioso almoço nas dependências da casa do senhor João Góes que nos cedeu sua residencia.
  Ao longo do caminho nos admirávamos com as belas paisagens e vistas que a serra proporciona, e ao chegar ao topo nos deparamos com uma linda imagem da cidade de Fartura.
  Este passeio, organizado pela formação de nossa comunidade, proporcionou a cada um de nós um momento de contato com a natureza, descontração e vivência em comunidade.
   





Clique AQUI para ver todas as fotos!

11 de junho de 2013

Retiro da Comunidade


 No ultimo dia 10 de Junho tivemos o nosso retiro mensal que contou com a presença do Pe. Danilo Pena da cidade de Carlópolis.
  O nosso momento de espiritualidade teve inicio às 09:00 H e se desenvolveu ao longo de todo o dia até às 16:30 onde se encerrou com a celebração da santa missa.
  Pe. Danilo trouxe como temática a nós a "proximidade que precisamos ter com Deus enquanto seminaristas e futuros religiosos e sacerdotes". Nos fez refletir a cerca do nosso chamado e da resposta que damos a Jesus, sobra a nossa convivência comunitária, sobre os desafios que encontramos no nosso dia-a-dia e sobre o nosso testemunho na sociedade, tendo como base, principalmente, o trecho bíblico que relata a passagem de Zaqueu. Um cobrador de impostos que tem um encontro com Jesus e a partir disso promove em sua vida uma mudança de conversão para a vida.
  Esta comunidade agradece a Deus por este momento e pela presença do Padre Danilo e pede para que possamos cada vez mais continuar buscando a união e a conversão em Cristo Jesus.

9 de junho de 2013

Angelus com o Papa:"Deus nos perdoa sempre. É pura misericórdia"


O Papa Francisco conduziu o Angelus deste domingo, 9 de junho, da janela da residência pontifícia para milhares de fiéis que lotaram a Praça São Pedro.

Em sua alocução, o pontífice recordou que "o mês de junho é, tradicionalmente, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, máxima expressão humana do amor divino. De fato, sexta-feira passada, comemoramos a Solenidade do Coração de Jesus, uma festa que dá consonância a todo o mês".

O Santo Padre explicou que "a piedade popular dá muito valor aos símbolos. O Coração de Jesus é o símbolo, por excelência, da misericórdia de Deus. Porém, não é um símbolo imaginário, mas um símbolo real, que representa o centro, a fonte, da qual brota a salvação de toda a humanidade".

Nos Evangelhos, encontramos diversas referências ao Coração de Jesus. Por exemplo, na passagem onde o próprio Cristo diz: "Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração", extraída do Evangelho de Mt 11,28-29.

"A seguir, é fundamental a narração da morte de Jesus, segundo São João", disse Francisco. "Este evangelista dá testemunho do que viu no Calvário, ou seja, quando Jesus já estava morto, um soldado transpassou-lhe o peito com uma lança e, daquela ferida, saíram sangue e água. João reconheceu, naquele sinal, aparentemente casual, o cumprimento das profecias: do Coração de Jesus, Cordeiro imolado sobre a Cruz, brotou, para todos os homens, o perdão e a vida".

O Santo Padre frisou que "a misericórdia de Jesus não é somente um sentimento. Pelo contrário, é uma força que dá a vida, que ressuscita o homem! É o que nos diz também o Evangelho de hoje, no episódio da viúva de Naim. Jesus, com os seus discípulos, estava quase chegando a Naim, uma aldeia da Galileia, precisamente no momento em que se realizava um enterro: estavam levando ao cemitério um jovem, filho único de uma mulher viúva".

Francisco destacou que "o olhar de Jesus se fixou logo sobre aquela mãe em pranto. E o evangelista Lucas diz: 'Ao vê-la, o Senhor sentiu grande comoção por ela. Esta compaixão representa o amor de Deus para com o homem: se trata da sua misericórdia, ou seja, a atitude de Deus em contato com a miséria humana, com a nossa indigência, o nosso sofrimento, a nossa angústia. Com efeito, o termo bíblico compaixão evoca as vísceras maternas. A mãe, de fato, tem uma reação típica materna diante da dor de um filho. Assim Deus nos ama, diz a Escritura".

"Mas, qual é o fruto deste amor? Desta misericórdia? É a vida! Jesus disse à viúva de Naim: "Não chore! Depois, dirigindo-se ao jovem morto, o despertou como de um sono (cf. VV. 13-15). A misericórdia de Deus dá vida ao homem, o ressuscita da morte. O Senhor nos olha sempre com misericórdia, nos espera com misericórdia. Não tenhamos medo de aproximar-nos d’Ele! Ele tem um Coração misericordioso! Se lhe mostrarmos as nossas feridas interiores, os nossos pecados, Ele sempre nos perdoa. Tudo isso é pura misericórdia", disse ainda o Papa Francisco.

O Santo Padre fez um convite: "Dirijamo-nos à Virgem Maria. O seu coração imaculado, coração de mãe, compartilhou ao máximo desta compaixão de Deus, sobretudo na hora da Paixão e Morte de Jesus. Que Maria nos ajude a sermos mansos, humildes e misericordiosos com os nossos irmãos"!

Fonte: Rádio Vaticano 

Da redação do Portal Ecclesia

7 de junho de 2013

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus: "A Luz do Coração"


A luz do Coração

   Caríssimos leitores é com grande alegria e louvor que celebramos hoje a solenidade do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
   Nesse clima festivo, coloquemos nossos corações a disposição de Jesus, nos deixando levar por sua voz que em admirável amor nos acolhe, nos ouve e perdoa.
   Coração misericordioso que em meio a tantos nunca se esquece de nós, pobres criaturas tendentes a pecar e a errar, que para purificar-nos de nossos pecados foi pregado no madeiro romano, se fez carne como nós e se igualou até sua morte, e mesmo assim, a sociedade em si ainda erra e faz o que é mal aos olhos dele e aos de Deus. Mas esse amor de Deus é infinito e incondicional tão grandioso quanto o universo.
   Em meio as grades tribulações da vida, nos deparamos com situações mortais, as quais, abalam completamente nosso ser, que na maioria das vezes são coisas banais, mais que machucam. Nos colocamos aos pés de Cristo e rogamos: “Tira todo esse mal do meu coração, não quero mais sofrimento, cura minhas feridas e preencha minha vida com tua luz” ele é sim a cura que necessitamos, nosso pilar, nossa força e fortaleza indestrutível.
   O impressionante é que muitas vezes, procuramos Cristo na ora do necessitar. Para pedir algo ao invés de agradecer pelo dom da vida, o pão de cada dia, família e entre outras coisas. Cristo não é curativo para esconder machucados; Cristo é cura e graça sim, mas não é só nos momentos de sofrimento que devemos recorrer a Ele. Ele está presente em tudo, principalmente nos nossos momentos de total alegria. Ele deve estar em primeiro lugar na nossa vida.
   Iluminados pela luz do Sagrado Coração, chama viva de amor, roguemos a Deus que por seu Filho, olhe esta terra que sedenta de seu amor nos inflame no fogo de seu Espírito seguindo seu preceito e que, a exemplo Dele, sigamos a vontade do Pai, desviando dos caminhos do mal e correndo para os braços da glória que só em ti encontramos.

   Que Deus Pai e o Sagrado Coração de Jesus nos abençoem e nos guarde. Amém.

Sem. Wilson Campos